O que é Constelação Familiar?

A Constelação Familiar ou Sistêmica é um método desenvolvido pelo filósofo alemão Bert Hellinger que observou e descreveu o fenômeno por muitos anos de uma tribo africana (os Zulus). Propôs leis sistemicas que atuam na nossa vida e de nossa família e quando essas leis são violadas, problemas,conflitos e doenças podem aparecer para que o sistema procure seu reordenamento.

Nas sessões, inicialmente, pessoas ou bonecos são distribuídos geometricamente no espaço determinado pelo constelador ou pelo constelado, de acordo com a percepção de cada um. As pessoas que representam os membros da família são orientados a se expressarem em movimentos, de acordo com suas percepções do campo. Quando se utiliza os bonecos, o constelador entra nesses papeis e movimenta os bonecos. Esse campo é a fonte de informações do cliente e conseguimos acessar quando buscamos nosso centro, sem julgamentos e sem intenções.

Constelação Familiar/Sistêmica é um DIAGNÓSTICO ampliado da desordem do sistema. Os movimentos vão mostrando as origens dos problemas e dos passos para a SOLUÇÃO.
Cabe ao constelado estar preparado para ver o que está por trás daquilo que ele considera como problema no momento e qual o caminho deve seguir. O intuito é levar ao movimento de solução mostrado, através da AÇÃO do cliente, a partir dessa vivência.
Ao constelador cabe apenas facilitar esses movimentos através da postura fenomenológica, sentindo e percebendo o que o Campo está mostrando, sem intenções ou julgamento.

A constelação pode ser feita através de uma sessão individual utilizando ferramentas como âncoras de solo ou de mesa ou bonecos para representar os membros.

IMG_5502
IMG_5502

IMG-5371
IMG-5371

WhatsApp Image 2018-08-07 at 17.54.07
WhatsApp Image 2018-08-07 at 17.54.07

IMG_5502
IMG_5502

1/12